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Foto: Divulgação/DPPI |
Além da Ferrari, outros modelos também foram afetados pelas novas diretrizes do BoP. O BMW M Hybrid V8, por exemplo, ganhou 9 kg, mas também recebeu um aumento de 2 kW em sua potência-base, atingindo 505 kW. Já o Alpine A424 teve um cenário menos favorável: ganhou 8 kg e perdeu 8 kW, ficando com 512 kW de potência, e se juntando à Ferrari como os únicos carros a perderem força desde a última etapa.
Cadillac V-Series.R e Porsche 963 tiveram pequenas reduções de peso, com 2 kg a menos cada. O Cadillac ainda foi premiado com um aumento expressivo de 15 kW, chegando a 516 kW, enquanto o Porsche subiu para 501 kW após ganhar 7 kW.
O Peugeot 9X8 manteve seus números de Spa — 1030 kg e 520 kW —, mas sofreu a maior redução da categoria no Power Gain, com queda de 6%. O Aston Martin Valkyrie, por sua vez, perdeu 5 kg e agora compartilha os mesmos números do Peugeot.
A Toyota GR010 Hybrid manteve o peso em 1069 kg, mas agora lidera em Power Gain, com impressionantes 7,2%, atingindo 519,9 kW em alta velocidade.
Na classe LMGT3, o novo BoP também trouxe mudanças importantes. O maior beneficiado foi o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R, que perdeu 25 kg e agora pesa 1345 kg. No entanto, os dois carros da equipe TF Sport ainda carregam um handicap de sucesso de 6 kg por conta da vitória em Spa.
Outros modelos também tiveram redução de peso: o McLaren 720S GT3 Evo perdeu 17 kg (ficando com 1348 kg) e o Mercedes-AMG GT3 Evo agora pesa 1338 kg. O carro mais leve do grid é o Porsche 911 GT3 R, com 1334 kg, seguido de perto pelo Aston Martin Vantage GT3 Evo, com 1335 kg.
Por outro lado, o Ford Mustang GT3 foi penalizado com 19 kg adicionais, chegando a 1351 kg. O BMW M4 GT3 EVO também foi prejudicado, com um aumento de 12 kg (agora com 1358 kg), se tornando o carro mais pesado da classe, junto ao Ferrari 296 GT3 e ao Lexus RC F GT3, que não receberam melhorias de potência.
Os maiores ganhos de potência nessa classe foram distribuÃdos entre alguns dos modelos mais competitivos: BMW, Corvette, McLaren e Porsche receberam acréscimos de 3%, enquanto o Mercedes-AMG ganhou 2% e o Aston Martin 1%.
Entre os destaques da corrida, o Ferrari #21 da AF Corse, vencedor em Spa, largará com o maior peso da categoria, totalizando 1388 kg. Já o Porsche #92 da Manthey, que brilhou em Le Mans, competirá com 1370 kg.
Com seu traçado técnico e poucas retas longas, o Autódromo de Interlagos pode minimizar um pouco os impactos da perda de potência em alta velocidade, o que pode favorecer a Ferrari. No entanto, o aumento de peso e a limitação de força em baixas velocidades seguem como fatores importantes — e talvez determinantes — para o desempenho da escuderia italiana.
A grande dúvida para este fim de semana é: será que algum rival finalmente conseguirá quebrar a sequência de vitórias da Ferrari na temporada? As mudanças no BoP prometem embaralhar o jogo, e a etapa brasileira pode ser o palco perfeito para um novo capÃtulo no campeonato.