BMW Team WRT domina os 1000km de Suzuka

A BMW Team WRT alcançou uma vitória no domingo nos 1000km de Suzuka, com Kelvin van der Linde assumindo a ponta na pontuação da Intercontinental GT Challenge ao longo do caminho.

Van der Linde, Raffaele Marciello e Charles Weerts garantiram o terceiro triunfo da montadora alemã na temporada da IGTC, com o piloto sul-africano conduzindo o BMW M4 GT3 EVO nº 32 para a vitória, com uma margem de 13,647 segundos sobre o Porsche 911 GT3 R nº 7 da Absolute Racing, pilotado por Laurens Vanthoor. Foi uma corrida de mando para o BMW que largou na pole, praticamente liderando durante quase todas as seis horas e meia dessa reativada prova de endurance japonesa. 

Van der Linde e a equipe WRT, liderada por Vincent Vosse, conquistaram assim vitórias consecutivas de endurance em Suzuka — depois do triunfo de 2019, quando competiam com um Audi R8 LMS GT3 Evo.A maior ameaça ao nº 32 apareceu pelo Mercedes-AMG GT3 Evo da GruppeM Racing nº 888, que acabou saindo da estratégia quando Luca Stolz fez a penúltima parada pouco mais de duas horas do fim. 

Foto: BMW

No entanto, a sétima Full Course Yellow da corrida, que se transformou num terceiro período com safety car, acabou minando as chances de bom resultado para a equipe “bandeirada de Hong Kong” — pois todos aproveitaram os momentos de neutralização para fazer paradas, antes que o safety car fosse acionado por completo. Durante o mesmo período sob “yellow”, o co-piloto de Vanthoor, Kevin Estre, assumiu o segundo lugar graças a uma parada mais curta no Porsche de pintura NewMan, o mesmo que divide com Patrick Pilet. 

Estre chegou a ficar a menos de três segundos do BMW nº 32 antes da parada final, depois de uma dura disputa com o Porsche da Origine Motorsport nº 6. Essa batalha, no entanto, resultou em danos na carroceria inferior (“floor damage”) durante os turnos de Laurin Heinrich e Bastian Buus. O Chevrolet Corvette Z06 GT3.R nº 2 da Johor Motorsports (pilotos Alexander Sims, Scott McLaughlin e Nicky Catsburg) completou o pódio geral e da classe Pro, apesar de ter sofrido um impacto negativo no “Balance of Performance” antes da corrida.

Na classe Bronze Cup, honras para o Porsche nº 10 da Absolute Racing, pilotado por Richard Lietz, Antares Au e o piloto selecionado pela Porsche Motorsport North America, Loek Hartog, que terminou em um impressionante quarto lugar no geral, mantendo-se na mesma volta dos líderes. Lietz, que tomou a liderança da classe Bronze ao ultrapassar o BMW da Team KRC nº 89 de Neil Verhagen quando faltavam cerca de 3h30 para o fim, abriu quase uma volta de vantagem após o primeiro safety car; vantagem que foi reduzida com os subsequentes períodos de “yellow”. Hartog se destacou após a última série de paradas nos boxes, ultrapassando Hesse e depois o Porsche danificado da Origine de Heinrich para garantir o quarto lugar a menos de 20 minutos do fim — ficando a menos de dois segundos do Corvette de fábrica de Catsburg.

Max Hesse, por sua vez, foi rebaixado para sexto no BMW WRT nº 31 após receber uma penalidade de 12 segundos pós-corrida por uma colisão com Heinrich. Enquanto isso, Maxime Martin ultrapassou o Mercedes-AMG nº 77 da Craft-Bamboo Racing, pilotado por Kaku Ohta, para garantir o sétimo lugar, com menos de cinco minutos para o encerramento.

O Porsche “Pink Pig” da Phantom Global Racing avançou para oitavo nos momentos finais, com Patric Niederhauser ao volante, depois de se recuperar de problema de abastecimento no início e de um furo no pneu dianteiro direito próximo ao fim. Verhagen levou o BMW da Team KRC ao nono lugar, segundo na Bronze, com Ohta recuando para décimo. Terceiro lugar na disputadíssima classe Bronze ficou com o Porsche da Herberth Motorsport nº 91, que terminou em 11º no geral, e viu Ralf Bohn agora empatado na liderança da IGTC Independent’s Cup com o vencedor da sua classe, Au. 

Já a vitória da Silver Cup foi do Nissan GT-R NISMO GT3 nº 500 da Team 5ZIGEN, com Yu Kanamaru, Takayuki Aoki e Yuya Motojima, apesar de ter finalizado apenas em 15º no geral. Na Pro-Am, o carro nº 28 da Craft-Bamboo Racing, um Mercedes-AMG pilotado por Jonathan Hui, Kevin Tse e o piloto de fábrica da Lexus emprestado, Ben Barnicoat, conquistou a vitória de recuperação após uma falha num sensor ter tirado Tse da pista durante a qualificação.

E na classe Am, honras para o Nissan da Runup Sports nº 360, com Masaaki Nishikawa, Atsushi Tanaka e Yusaku Shibata; o outro concorrente da classe, o Porsche Type-991.2 da AMAC Motorsport, sofreu vários incidentes. 


Postagem Anterior Próxima Postagem