FIA e ACO lançam edital para fornecedor de pneus da classe Hypercar do WEC a partir de 2030

A FIA e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) divulgaram, em 19 de dezembro, os primeiros documentos do edital que definirá o fornecedor de pneus da classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) para o ciclo de 2030 a 2032, incluindo as 24 Horas de Le Mans. Atualmente, a Michelin é a fornecedora exclusiva da categoria, com contrato vigente até o fim de 2029. O novo acordo poderá ser prorrogado por até duas temporadas, mediante avaliação da FIA e do ACO.


Foto: DPPI


As propostas deverão ser apresentadas até 15 de abril de 2026, com o anúncio oficial do fornecedor marcado para 12 de junho, na véspera da edição de 2026 das 24 Horas de Le Mans.

Os pneus serão utilizados em rodas de 18 polegadas, com largura máxima de 13,5 polegadas no eixo dianteiro e 15 polegadas no traseiro, além de diâmetro total limitado a 28 polegadas. O pacote técnico prevê três compostos slick específicos para Le Mans, dois para as demais etapas do campeonato e um composto para condições de chuva. Em termos de desempenho, os pneus deverão suportar até três stints consecutivos em Le Mans e dois nas outras provas, mantendo nível de performance equivalente ao observado na temporada 2025.

O fornecedor selecionado deverá produzir aproximadamente 8.300 pneus por temporada, considerando um grid estimado de 18 Hypercars, ao custo unitário aproximado de 900 euros. Pelo menos 70% dos materiais utilizados deverão ser sustentáveis. Esse volume leva em conta um calendário com oito etapas, além de testes oficiais.

As empresas interessadas poderão realizar até cinco dias de testes entre janeiro e abril de 2026. Após a definição do fornecedor, o cronograma prevê um programa de testes progressivos entre 2026 e 2029, podendo chegar a até dez dias no último ano.


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