IDEC Sport vence e acirra disputa pelo título na ELMS

Daniel Juncadella, Mathys Jaubert e Jamie Chadwick conquistaram a segunda vitória da temporada da European Le Mans Series ao vencerem as 4 Horas de Silverstone, reacendendo a disputa pelo título da classe LMP2 com apenas uma prova restante. O carro #18 da IDEC Sport, um Oreca 07-Gibson inscrito no “trajectory program” da Genesis Magma Racing, assumiu a liderança durante a terceira hora de prova, justamente quando a corrida mudou de cara por conta da chuva intensa. Apesar da pressão crescente exercida por Tom Dillmann, da Inter Europol Competition, na última hora, que reduziu uma vantagem de mais de 15 segundos para quase nada em certo moment, Juncadella jamais esteve realmente ameaçado na ponta.

A confirmação da vitória veio por 5,941 segundos de vantagem, quando a bandeira vermelha foi acionada faltando oito minutos para o fim, em razão de visibilidade muito prejudicada. Com os líderes do campeonato, Oliver Gray, Esteban Masson e Charles Milesi, da VDS Panis Racing, limitados ao oitavo lugar entre os LMP2, após Gray ser punido por cruzar com o semáforo vermelho na saída dos pits, a IDEC diminuiu a diferença no topo da classificação para apenas seis pontos antes da etapa decisiva em Portimão. 

Foto: MPS Agency

Jaubert, por sua vez, teve parte de sua atuação marcada por disputa intensa com o carro pilotado por Job van Uitert nos momentos finais entre os dez primeiros, mas a esperança da equipe se reacendeu durante a troca para pneus de chuva. A chuva pesou: Nick Yelloly, da Inter Europol, que havia assumido o carro de Kuba Smiechowski e aberto uma vantagem de 28 segundos sobre o Oreca da Nielsen Racing pilotado por Cem Bolukbasi, atrasou demais sua parada para trocar pneus e rodou na volta de entrada do pitlane em Becketts; esse incidente, somado à parada antecipada de Jaubert, abriu caminho para Juncadella reassumir a liderança, que não largou mais.

Enquanto isso, a Nielsen teve que fazer uma parada fora de sincronia para garantir que Ferdinand Habsburg completasse seu tempo de pilotagem. Uma última parada, com cerca de 20 minutos para o fim, fez com que o carro iniciado por Filipe Albuquerque despencasse da terceira posição para o sexto lugar. No pódio, completaram: Vector Sport com Ryan Cullen, Vlad Lomko e Pietro Fittipaldi assegurando o terceiro lugar,  por apenas 0,649 segundos, após uma penalidade de cinco segundos por infração nos pits. 


Postagem Anterior Próxima Postagem