Óleo de Transmissão: O Detalhe Técnico que Decide Corridas no Endurance

No cenário altamente padronizado do LMDh (Le Mans Daytona hybrid), onde componentes como a caixa de câmbio e o sistema híbrido são fornecidos de forma única para todas as equipes, as montadoras buscam vantagens em áreas pouco exploradas. Um desses pontos estratégicos é o óleo da transmissão, que se tornou um diferencial técnico crucial.

A Porsche Penske Motorsport, em parceria com a Mobil 1, revelou que o desenvolvimento do lubrificante da caixa de câmbio é hoje uma das principais frentes de inovação. Como o regulamento impede alterações no hardware da transmissão, a engenharia se concentra no fluido para reduzir atrito, controlar desgaste e garantir desempenho e durabilidade, especialmente em provas de longa duração, como as de 24 horas. A Porsche, por exemplo, integrou o sistema de lubrificação ao arrefecimento híbrido, mantendo o óleo em temperatura ideal ao longo da corrida.

Foto: DPPI

Segundo a Mobil 1, o trabalho com as equipes é feito em colaboração intensa, com testes contínuos e rápidos ajustes. Cada equipe recebe uma formulação exclusiva, isolada das demais, para evitar vazamento de informações.

Em uma categoria onde tudo parece igual, esse tipo de inovação invisível pode definir a diferença entre vencer ou apenas competir. O óleo da transmissão, embora oculto aos olhos do público, tornou-se uma arma secreta na busca pela vitória no endurance moderno.


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